21/12/2021
Implante ou prótese? Conheça as diferenças

Existem algumas boas opções disponíveis para ‘substituir’ os dentes perdidos e trazer seu sorriso de volta, e a Bello Dente tira algumas dúvidas sobre os implantes e próteses (fixas e móveis). Vale esclarecer desde já que o caso de cada paciente deve ser analisado individualmente, pois a saúde geral e da boca precisam ser levadas em consideração para seguir com o tratamento ideal.

Próteses Fixas: são recomendadas para quem perdeu um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Essa condição é fundamental porque o molde precisa de outros dentes para servir de pilar e ser fixado. Por ser uma estrutura fixa, dá mais confiança para quem a usa ao mastigar e sorrir, sendo mais barata que o implante. Porém uma desvantagem da técnica é a necessidade de desgaste de outros dentes para que sirvam de “pilar”, o que pode alterar a estrutura de um dente saudável.

Próteses Móveis: é a famosa dentadura, que substitui toda a arcada perdida. Pode ser mais vantajoso para algumas pessoas, por ser removível e de menor custo em relação aos implantes e próteses fixas, porém apresenta como desvantagens a necessidade de higienização, a falta de confiança ao sorrir e mastigar, e possibilidade de dor.

Implante: pode substituir um dente ou a arcada inteira. A técnica consiste em colocar um pino dentro do osso e, em cima dele, colocar o dente artificial. Os implantes apresentam como vantagens em relação as outras opões a durabilidades, maior estabilidade, potência mastigatória muito mais significativa, o que confere ao paciente maior confiança ao se alimentar e sorrir. Os implantes só podem ser feitos por dentista capacitado, por isso seu custo é mais alto em relação às próteses, uma desvantagem da técnica.

A diferença principal entre as opções apresentadas está no preparo: a prótese fixa demanda desgastes de dentes adjacentes, enquanto o implante cobrirá somente os dentes ausentes. O  custo também será diferente, variando caso a caso.

Em relação à manutenção, tanto pacientes de alto risco que usam próteses ou implantes, devem ir ao dentista a cada três meses, aproximadamente. De acordo com o grau de comprometimento e higiene, este período pode passar para seis meses, com aval do dentista responsável.

Entre em CONTATO e solicite um orçamento sem compromisso

(17) 3525-6770

(17) 3524-3404

Fale com um Especialista